Jukebox

Tudo sobre música

No papel

Curiosidades e lançamentos escritos à mão

Ta rolando

Fique por dentro de tudo que acontece, quando o assunto é cultura

Fashion

Muito além do look do dia, encontre moda e comportamento

Crônicas

Contos e poesias

sábado, 18 de abril de 2015

Entre abelhas e tecnologia | Em novo filme, Porchat convida o público a refletir e vê-lo por uma nova ótica

As abelhas estão sumindo. Está certo: quem é que gosta de abelhas, se aprendemos a temê-las desde criança? Mas estudos mostram que, sem tais insetos responsáveis pela polinização, mais da metade das frutas e legumes poderiam deixar de existir. Acontece que, aos poucos, elas já estão desaparecendo, assim como as pessoas e tudo ao redor do personagem Bruno, vivido por Porchat, seu novo filme “Entre Abelhas”, que estreia em abril.
Fábio Porchat
Foto: Internet/Divulgação

Porchat surpreendeu ao pousar sério, com um traje engomado, no cartaz do filme. Para escrever o roteiro, ele mergulhou do universo do realismo fantástico, junto ao teatro do absurdo, e criou uma narrativa ficcional conhecida como tragicomédia, que pode ser traduzida com a expressão “Seria trágico, se não fosse cômico”. O enredo do filme é divertido para quem vê de fora, mas não para o personagem que vive a situação.
Apesar da estranheza que o roteiro causa de longe, pare e pense: quantas coisas já “desapareceram” ao seu redor e você nem percebeu? “As pessoas andam olhando para o celular. Não se olham. E eu me incluo nesse grupo. Numa hora eu estou comendo uma esfirra e, de repente, não sei como cheguei em casa” conta Porchat, em entrevista ao site Adoro Cinema. Isso leva a sútil crítica desse longa: a tecnologia que, em vez de afunilar os laços, acabou por bagunçá-los ainda mais, já que a maioria das pessoas passam horas fixadas a um celular, deixando de ver o que acontece em volta.
Mas Porchat está fazendo valer os novos tempos do cinema nacional. As últimas produções feitas por aqui, indicam que o Brasil está apostando cada vez mais no entretenimento, com novos gêneros, formatos e linguagens. E vale de tudo: terror, suspense, drama, repeteco americano de romance e, principalmente, comédia, o grande destaque da vez.
Sobre os próximos projetos e as apostas para o futuro, Porchat está trabalhando nas sequências de Meu Passado Me Condena 2, Vai que dá certo 2, além de um filme do Porta dos Fundos.


Vai lá curtir:
Entre abelhas
Destaques de elenco: Fábio Porchat, Giovanna Lancellotti e Irene Ravache * Direção: Ian SBF * Estreia: 23 de abril